Postagens populares

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Campanha adote uma faca!

Tem uma lenda de que cozinheiros e afins tem ciúme de suas facas, isso não é uma lenda é a mais pura verdade! Se você já precisou cortar alguma coisa um dia na cozinha da sua casa ou em qualquer outro lugar sabe que dá um trabalho enorme, imagine o que é cortar de uma vez 1 kg de alho, 5 kg de cebola, ou tirar 20 kg de bife, desossar 20 kg de coxa/sobrecoxa. Um exagero? Não, geralmente é tudo isso junto, eu e uma faca!

Perante essas situações percebi que PRECISAVA ter uma faca sempre bem amolada e limpinha! Só não imaginava que isso seria tão difícil. Pois, a maioria das pessoas acha que é frescura, chatice, etc. 

Comecei a todos os dias chegar, lavar as mãos e pegar minha "amiga" e a lima antes de tudo. Ao passar dos dias, me apeguei, a mão criou calo certinho onde ela se encaixa, você conhece suas curvas, até onde pode ir, nem se corta mais!!! Delícia!! Você sabe que pode contar com ela pro que der e vier!!

Até que um belo dia (e acredite, esse dia vai chegar!) você chega e vai saltitante atrás de sua companheira , procura aqui e alí, pergunta uma, duas vezes, ninguém sabe, começa um desespero, uma desolação, até que você acha, num canto escuro, toda suja, a sua faca. Respira, engole as palavras leves que vem a cabeça, e como está atrasado vai direto cortar tomates (bem macios!), e quando tenta dar a primeira cortada, não vai. Advinha? Pegaram emprestada pra cortar limão!(desamola que é uam desgraça! Mas quem foi mesmo hein? Ah! Ninguém!) Ou pior, tentaram abrir uma lata e entortaram a ponta.(Sim, eu passei por esse trauma também!)

Pensando nesses momentos  (e depois de passar muita, mas muita raiva inúmeras vezes) comecei uma campanha, Adote sua faca!!! Ame-a, cuide dela, crie laços afetivos!!! Não se contenha!!! E não é que deu certo? Agora é um por todos e cada um por uma!!!

Pra quem cozinha em casa, vale a dica, escolha uma faca que te faça feliz e cuide bem dela. Você vai achar que sua vida antes de ter uma faquinha prontinha a postos é inconcebível, e com certeza vai ter mais um estímulo na hora de começar os trabalhos. Afinal, uma amoladinha não dói.

Recentemente eu pude inclusive fechar o ciclo. Depois de passar por poucas e boas, e por último perder a ponta em um acidente obscuro e sem solução ou culpados, aposentei minha primeira faca (levei ela pra minha casa!). Ela está bem, agora só faz comidinhas leves e descansa. E eu? Como fiquei? Depois de duas semanas, triste, passando de faca em faca na cozinha, um belo dia, comecei a olhar algumas penduradas em uma loja, muito grande, muito cara, muito fina, quando de repente, ela olhou pra mim e eu olhei pra ela (e pro preço dela, ótimo!), e resolvi experimentar... ela é macia e se encaixa perfeitamente na minha mão, os calos já estão até se formando! Emoções todas de volta!!!

Eu recomendo: Tenha uma faca pra chamar de sua!!! Cozinhar é muito mais fácil e prazeroso quando se tem do seu lado as ferramentas certas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

berinjelando

lasanha de berinjela ao sugo

Adoro berinjela, bem feita! Quando decidi fazer lasanha de berinjela pela primeira vez nem tinha ideia por onde começar, mas achei que não poderia ser tão difícil! (e na verdade não é). Ficou bom, mas não como eu queria, então comecei a testar várias formas (e são muitas) de cozinhá-las até conseguir a melhor.
Primeiro deve se escolher uma que não esteja nem muito firme nem macia, sem "furinhos" ou "machucados". A casca da berinjela é uma delícia, mas se não quiser, use uma faca ou raspador de legumes (tipo de batata) para retirá-la.Você deve saber duas coisas: elas soltam muita água e tem um sabor amargo bem característico.  Enquanto você for cortando deve coloca-lá em uma vasilha com água e sal (bastante, quando achar que passou um pouco está bom, ela é meio difícil de absorver) pois a fruta escurece rápido, deixar por uns 15 minutos de molho, escorrer bem(para sair o amargo) e depois secar com papel toalha ou um pano de prato(assim não solta tanta água).


Algumas pessoas gostam de cozinhar na água com sal antes de usar, mas acho que ficam muito murchas e mais difícil de conter o "aguaceiro". Também tem quem frite antes de usar, é menos saudável e não fica tão saboroso pois também as deixam murchinhas.


Seguem minhas receitas preferidas.


Lasanha de berinjela ao sugo


rendimento 6-8 porções


Material
3 berinjelas médias (tratadas :-) fatiadas finas na horizontal
1 litro de molho ao sugo
350 g queijo mussarela fatiado
150 g queijo parmesão ralado grosso




Montagem
Passar um pouco de molho no fundo da travessa (para não queimar), colocar a primeira camada de berinjela, uma ao lado da outra (o segredo é usar a beringela como se fosse a massa), depois cobrir com o molho, a mussarela e salpicar um pouco de  parmesão, recomeçar com a berinjela e repetir as camadas até acabar sua berinjela, finalizar com molho, mussarela  e cobrir tudo com parmesão. Levar ao forno médio pré-aquecido ate você ver que está tudo bem douradinho (gratinado). Servir acompanhado de uma salada verde com tomates (alface lisa e sweet grape, adoro!) e uma garrafa de vinho tinto :-]






Lasanha de berinjela com molho pesto especial


rendimento 6-8 porções


Material
1l molho bechamel (branco)
250 ml molho pesto
3 berinjelas médias (tratadas :-) fatiadas finas na horizontal
350 g queijo mussarela fatiado
75 g queijo parmesão ralado grosso

MontagemEm uma vasilha misturar  o molho branco ao pesto (suaviza o seu sabor forte). Passar um pouco de molho no fundo do refratário e iniciar a montagem com as fatias de berinjela depois o molho e o queijo fatiado. Repetir as camadas até terminar a berinjela, finalizando com molho e depois o parmesão. Levar ao forno médio pré-aquecido até gratinar. Servir com uma salada de folhas (alface americana vai bem) e um vinho forte para acompanhar.




Berinjela à Parmegiana


rendimento 6-8 porções


Material
3 berinjelas (com casca) cortadas em rodelas de 1-1,5 cm (do tamanho de um polegar)
200 g de farinha de trigo
4 ovos (inteiros mesmo)
óleo para fritar (250 ml devem ser suficientes)
200g de farinha de pão ou rosca (mais fina, mais gostoso)
500 ml molho ao sugo (vermelho)
250 g queijo mussarela fatiada
250 g presunto (ou não, eu prefiro sem)
folhas de manjericão a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

MontagemColocar em três recipientes largos e um pouco fundos o trigo, farinha de pão e os ovos (dar uma mexidinha pra misturar a clara e a gema). Mergulhar as rodelas de berinjela (cobrindo completamente) primeiro no trigo, depois nos ovos e por último na farinha de pão (pronto, tá empanado, a milanesa,etc.) e reservar. Obs: se precisar repassar antes de fritar não tem problema, também sempre tire o excesso de farinha dando uma batidinha antes de colocar no óleo.
Aquecer o óleo (jogue uma pitada de farinha na frigideira, se for pro fundo tá frio se fritar está no ponto) em uma panela ou frigideira (tanto faz), vá colocando as berinjelas empanadas aos poucos até ficarem douradas, depois coloque sobre papel toalha para tirar o excesso do óleo.
Passar um pouquinho do molho no refratário onde vai servir o prato, colocar as berinjelas lado a lado e depois as fatias de queijo (cortadas do tamanho das rodelas - igual para o presunto), despejar o restante do molho e enfeitar com manjericão e parmesão a gosto. Levar ao forno (só para o queijo derreter) e servir.