Postagens populares

quinta-feira, 23 de junho de 2011

jerimum ou abóbora?

É e não é a mesma coisa. Os dois são da mesma família e (assim dizem) a diferença parece ser puramente cultural, pro sul e sudeste chamam de abobora e  norte e nordeste jerimum.

Masss, se você procurar no super, mercados e afins da pra achar algumas diferenças. Jerimum costuma ser menor, mais doce e em certa época do ano fica mais amarelado, textua mais lisa. Abóbora maior e mais (laranja) escura,  textura parecida com fiapos e quanto mais escura mais doce.

Os dois são ricos em vitaminas, tem pouquissimas calorias e podem ser usados nas mais diversas receitas, doces e salgadas.

Sopa de Abóbora

 

ingredientes:

- 1 kg de abobora ou jerimum cortado em cubos
- 300g de agulha ou pá ou músculo sem osso (a que estiver mais nova/limpa de gordura) cortada em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 1 tomate grande picado (sem centro)
- ervas frescas a gosto (cheiro-verde, salsa, chicória) picadas
- sal e azeite a gosto


podemos fazer as duas etapas ao mesmo tempo, se achar difícil, pode fazer uma e depois a outra.

colocar a abóbora coberta com água e temperada com sal em uma panela para cozinhar até ficar bem macia (o ideal é ela desfazer em pedaços quando você espetar). Bater a abóbora com toda a água do seu coziemento (o ideal é encher o copo do liquidificador pela metade de cada vez pra não forçar) e reservar.

Fazer um refogado (azeite-alho-cebola-tomate) e acrescentar a carne e as ervas, fritar até ficar bem dourada (se precisar fique mexendo), quando o fundo da panela começar a dourar (sem queimar!) acrescente água fervente até cobrir tudo (se precisar pode colocar mais um pouquinho de água, mas sempre quente) e deixar cozinhando até o ponto de a carne desfiar com facilidade.

Despejar o caldo batido de abóbora (quente) na carne , mexer bem, provar o sal e deixar por mais aprox 15-20 minutos no fogo.

observações:

- se quiser fazer sem carne, é só acresentar o caldo de abóbora no próprio refogado.
- pode acrescentar batata em cubos quando a carne estiver quase pronta ou colocar pra ferver com água no proprio refogado se não for usar carne.
- fica delicioso cortar couve bem fininha (e ao meio para não ficar 'toda junta' depois de cozida) e jogar quando a sopa já estiver pronta (a folha ferve com o próprio calor)

Um comentário: