Postagens populares

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Campanha adote uma faca!

Tem uma lenda de que cozinheiros e afins tem ciúme de suas facas, isso não é uma lenda é a mais pura verdade! Se você já precisou cortar alguma coisa um dia na cozinha da sua casa ou em qualquer outro lugar sabe que dá um trabalho enorme, imagine o que é cortar de uma vez 1 kg de alho, 5 kg de cebola, ou tirar 20 kg de bife, desossar 20 kg de coxa/sobrecoxa. Um exagero? Não, geralmente é tudo isso junto, eu e uma faca!

Perante essas situações percebi que PRECISAVA ter uma faca sempre bem amolada e limpinha! Só não imaginava que isso seria tão difícil. Pois, a maioria das pessoas acha que é frescura, chatice, etc. 

Comecei a todos os dias chegar, lavar as mãos e pegar minha "amiga" e a lima antes de tudo. Ao passar dos dias, me apeguei, a mão criou calo certinho onde ela se encaixa, você conhece suas curvas, até onde pode ir, nem se corta mais!!! Delícia!! Você sabe que pode contar com ela pro que der e vier!!

Até que um belo dia (e acredite, esse dia vai chegar!) você chega e vai saltitante atrás de sua companheira , procura aqui e alí, pergunta uma, duas vezes, ninguém sabe, começa um desespero, uma desolação, até que você acha, num canto escuro, toda suja, a sua faca. Respira, engole as palavras leves que vem a cabeça, e como está atrasado vai direto cortar tomates (bem macios!), e quando tenta dar a primeira cortada, não vai. Advinha? Pegaram emprestada pra cortar limão!(desamola que é uam desgraça! Mas quem foi mesmo hein? Ah! Ninguém!) Ou pior, tentaram abrir uma lata e entortaram a ponta.(Sim, eu passei por esse trauma também!)

Pensando nesses momentos  (e depois de passar muita, mas muita raiva inúmeras vezes) comecei uma campanha, Adote sua faca!!! Ame-a, cuide dela, crie laços afetivos!!! Não se contenha!!! E não é que deu certo? Agora é um por todos e cada um por uma!!!

Pra quem cozinha em casa, vale a dica, escolha uma faca que te faça feliz e cuide bem dela. Você vai achar que sua vida antes de ter uma faquinha prontinha a postos é inconcebível, e com certeza vai ter mais um estímulo na hora de começar os trabalhos. Afinal, uma amoladinha não dói.

Recentemente eu pude inclusive fechar o ciclo. Depois de passar por poucas e boas, e por último perder a ponta em um acidente obscuro e sem solução ou culpados, aposentei minha primeira faca (levei ela pra minha casa!). Ela está bem, agora só faz comidinhas leves e descansa. E eu? Como fiquei? Depois de duas semanas, triste, passando de faca em faca na cozinha, um belo dia, comecei a olhar algumas penduradas em uma loja, muito grande, muito cara, muito fina, quando de repente, ela olhou pra mim e eu olhei pra ela (e pro preço dela, ótimo!), e resolvi experimentar... ela é macia e se encaixa perfeitamente na minha mão, os calos já estão até se formando! Emoções todas de volta!!!

Eu recomendo: Tenha uma faca pra chamar de sua!!! Cozinhar é muito mais fácil e prazeroso quando se tem do seu lado as ferramentas certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário