Postagens populares

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Slow Food - ecogastronomia em casa? Por que não.

A cada dia se fala mais sobre preservação ambiental, sobre o impacto do homem na natureza  e o efeito disso em nossas vidas, esse aumento da consciência ambietal tamém gera uma procura por formas melhores de alimentação e de se aproveitar melhor os alimentos.

Culturalmente fazemos nossas compras mensais e cheias de pressa sem pensar muito no que estamos levando e muito menos no que cozinhamos diariamente, mas o ideal é priorizar alimentos regionais e que estão em sua temporada, assim comemos melhor e também ajudamos  a natureza, evitando a procura predatória por alimentos fora de época.

O Slow Food nasceu como um movimento na Itália em 1989 visando abrir os olhos da população contra os malefícios que o fast food trouxe pra nossa cultura alimentar, buscando a preservação de produtos regionais e um novo uso para esses alimentos; além de tentar resgatar um equilíbrio na cadeia de produção alimentar. A idéia se tornou uma associação internacional que tem mais de 100.000 pessoas envolvidas no mundo inteiro. Seguindo o conceito da "ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta".

Através de degustações, palestras e campanhas tentam por exemplo fazer com que alimentos regionais sejam melhor utilizados nas cozinhas de grandes restaurantes e também levam conhecimento aos pequenos produtores para proteger alimentos tradicionais que estão em perigo de extinção (nosso pirarucu, palmito e o guaraná já estão na lista), mais ainda, "cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia". Precisamos mais disso!

Vale a pena dar uma olhadinha o site deles e se inspirar da próxima vez que for escolher o que levar pra casa. http://www.slowfoodbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário